Sobre o Festcine

O Festival de Cinema Brasileiro de Goiânia, estará de volta nos dias 23 a 30 de setembro no Cine Goiânia Ouro-Sala Luiz Jorge, fazendo desta edição de 2019 uma Edição Especial dedicada exclusivamente á produção cinematográfica goiana.

O festival em sua 9ª Edição faz o lançamento da I MOSTRA DE LONGAS GOIANOS DO ESTADO DE GOIÁS, incluindo os gêneros de ficção, documentários e animação.

A MOSTRA DE LONGAS GOIANOS RUBENS EWALD FILHO, homenageia o crítico De cinema, falecido recentemente e que foi curador e padrinho do festival desde a sua criação em 2005.

O Festcine Goiânia também mantém sua tradicional mostra de curtas goianos que agora passa a se chamar MOSTRA DE CURTAS METRAGENS GOIANOS LUIZ CAM.

A mostra de curtas homenageia também o documentarista goiano falecido LUIZ CAM, parceiro de produções cinematográficas do cineasta Lourival Belém Jr.

As inscrições dos filmes estão abertas.

Poderão se inscrever filmes goianos, de todos os gêneros produzidos a partir de 2014.

Ao todo serão convidados 10 longas, a saber 04 longas ficções/ 04 longas documentários/ 02 longas animações e TB 12 curtas sendo 04 ficções/ 04 documentários e 04 animações.
Como sempre aconteceu desde a sua criação os curtas goianos serão exibidos antes dos longas.

Todos os filmes convidados receberão um cachê e troféus de participação na mostra.

Objetivo do festival este ano será discutir os processos de produção dos filmes goianos. E este debate acontecerá, dia 30 de setembro no encerramento do festival, com presença de cineastas brasileiros.

A Curadoria dos longas será da premiada cineasta TIZUKA YAMAZAKI e os curtas, da conhecida atriz INGRA LIBERATO

Histórico

O Festcine Goiânia é um dos maiores festivais de cinema do Brasil. Nos sete anos de festival foram R$ 2,445 milhões em premiações, sendo R$ 1,3 milhões destinados para produções goianas. Ao todo em suas mostras competitivas e Paralelas, foram exibidos 89 longas metragens brasileiros e 121 curtas goianos de ficção, documentário e animação, 247 vídeos universitários e 125 vídeos caseiros nas mostras competitivas do festival, que também estimulou a produção de 30 curtas através de edital que precedia o festival.

Em 2017, Festcine Goiânia retornou fazendo uma retrospectiva de todos os filmes premiados pelo festival em suas 06 edições e realizando a Maior Mostra de Cinema Brasileiro do País e o maior Panorama do Audiovisual Goiano de todos os tempos, com 06 meses de exibição.

O Festcine realizou mais de 85 oficinas, com a finalidade de capacitar tecnicamente interessados no “fazer cinematográfico”, leigos, cineastas, universitários e alunos da Rede Municipal de Ensino, que geraram uma produção total de 145 vídeos escolares.

O festival também contemplou o lançamento de mais de 30 livros com temáticas cinematográficas, além de outros eventos paralelos as mostras, como Encontros Nacional, Estadual e Regional do Congresso de Cinema Brasileiro, Cineclubes e ABDs, conferência do Sindicato de Cinema, palestras e debates.